terça-feira, 28 de maio de 2013

Como se beneficiar nas redes sociais !

Há alguns anos as redes sociais entraram de vez no universo corporativo. Seja para as empresas ou para os profissionais, essas mídias digitais têm a capacidade de gerar negócios, ampliar redes de contatos e divulgar de forma positiva uma imagem para o mercado. Em mais uma edição, o EncontRHo, promovido pela Editora Fênix, apresentou a palestra “Inovação com as Redes Sociais – transformando o vício em ouro”.

Realizado em São Paulo, no dia 03 de julho, na sede da Employer, o evento, apresentado por Igor Medeiros, palestrante, empresário e empreendedor social, mostrou assuntos como responsabilidade e participação nas redes sociais, inovação, competição e boa conduta na Internet. “Minha carreira é fundamentada em Tecnologia da Informação, desenvolvendo softwares e trabalhando com segurança da informação. Isso me fez pensar na questão da privacidade das pessoas e na falta de cuidado que existe neste sentido”, explica. “Frequentemente vemos gente que teve a conta invadida pelo site de seu banco, por exemplo. Essas questões estão se tornando cada vez mais relevantes na vida das pessoas”, enfatiza.

De acordo com dados do IBGE, atualmente 43% da população brasileira é usuária da Internet. Deste total, 90% está em alguma rede social. A mais popular delas, o Facebook, conta hoje com mais de 50 milhões de brasileiros (dados do estudo da Social Breaks), tornando o país o segundo com mais usuários do site no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Para o palestrante, o Facebook ainda é muito usado com a finalidade de distração e relaxamento, e muitos dos usuários se conectam para se entreter, conversar com amigos e ver o que está acontecendo fora do ambiente de trabalho. “O brasileiro ainda não enxerga as redes sociais como plataforma para conseguir negócios, desenvolver relações empreendedoras e criar laços com pessoas que vão auxiliar na realização de seu objetivo”, aponta.

Um dos pontos da apresentação de Igor é mostrar que os usuários das redes sociais devem ter “atitudes de campeão”. As empresas estão olhando para o perfil dos profissionais para ter uma ideia do que gostam e fazem de suas vidas, portanto, é importante se atentar à imagem. “Temos que tomar muito cuidado com as configurações de privacidade, pois, as vezes, as outras pessoas acabam postando imagens nossas na rede em situações ingratas. Controlar para quem serão exibidas estas fotos é fundamental”, indica.

Postura das organizações


A repercussão em uma mídia social pode ser gigantesca e as empresas vêm amadurecendo em relação a esta conduta. Grandes corporações são alvos de reclamações e devem saber se comportar neste canal de comunicação também.
Viviane Tomaz, Assistente de Marketing da Lockton e participante do evento, compareceu em razão da empresa querer criar um perfil nas redes sociais para poder integrar e conhecer seus clientes. “Estou aqui para absorver novas ideias e estratégias inovadoras neste meio. Agora sei o que fazer e o que não fazer com meus amigos nas redes. Utilizando as dicas da palestra, vou me portar de outra maneira nas mídias sociais corporativas”, diz.

Já Rubens Nogueira, engenheiro presente na palestra, fala que descobriu como usar as redes sociais de uma forma mais comercial, como uma ferramenta para benefício da empresa. “Achei muito interessante as estratégias passadas na apresentação e conseguirei criar um roteiro eficiente do uso das redes sociais”, relata.


Recomendações

De acordo com a pesquisa da Social Breaks, 25% da população brasileira está no Facebook. A entrada de usuários nesta mídia social só aumenta e é importante ser cuidadoso para criar uma boa imagem profissional. Confira os principais erros, apontados por Igor Medeiros:
  • Postar fotos de conteúdo duvidoso;
  • Defender e falar em nome da empresa em que trabalha;
  • Não cuidar da privacidade;
  • Revelar segredos da empresa;
  • Pedir ajuda, sem ter liberdade e permissão para tal.


Fonte: Palestra aponta como se beneficiar profissionalmente nas Redes Sociais | Portal Carreira & Sucesso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário